fbpx
skip to Main Content
47 9.8831-8174 contato@sidneidasilveira.com.br

Ansiedade tem cura?

Para responde isso, é necessário que eu explique um pouco sobre ansiedade e assim, você irá entender, se seu caso necessita ou não de tratamento.

Você é um ser humano, tem emoções, e isso faz você se sentir vivo, felicidade, raiva, ansiedade, expectativa, angustia, euforia, etc… um conjunto de emoções que dão cor a sua vida.

Seria estranho, você não expressar nenhuma emoção e alguns momentos da vida. É um sistema natural do corpo humano.

Ansiedade leve e moderada, que não atrapalham teu dia a dia, é normal em diversas situações, primeiro encontro, primeiro dia de aula, datas como aniversário, nascimento de filho, familiar no hospital, véspera de prova, entrevista de empregos, etc.

Situações normais, que farão aflorar alguns sentimentos. Alguns casos, fica até confuso definir o que está sentindo no momento.

A ansiedade leve moderada é um sistema de defesa de nosso organismo, teoria de “luta ou fuga”, não vou me aprofundar muito agora sobre isso, mas basta você entender agora, que a ansiedade faz parte de sua defesa para te manter vivo.

Algumas situações onde a ansiedade ou outro emoção for leve ou moderada, podem ser agravadas, se você focar sua atenção nessa emoção, por você dar atenção a ela, irá ampliar a sensação ruim, exercícios de respiração, meditação, autohipnose, música podem mudar o foco de sua atenção a resolver o problema emocional.

Quando ansiedade não é normal?

O que não é normal e deve ser tratado, são emoções que atrapalham sua vida, como crises de ansiedade, pânico, etc. Emoções que controlam você e te impedem de ter uma vida normal.

Quando a ansiedade ou qualquer outra emoção fica tão forte ou frequente que ela te atrapalha nas rotinas diárias, e fazem com que você perca o controle sobre suas escolhas.

Exemplo 01: Quero ir a festa, mas a crise de ansiedade não está me deixando sair de casa.
Perceba, que nessa situação, a crise de ansiedade está controlando você;

Exemplo 02: Vou fazer uma entrevista de emprego, e não consegui falar uma só palavra durante a entrevista.
Perceba, que novamente o emocional controlou você e atrapalhou o fluxo normal da entrevista, impedindo você de conseguir o emprego e seguir sua vida.

Assim como os exemplos acima, várias outras situações onde o medo, ansiedade, e demais emoções controlam você, são momentos que você deve procurar ajuda, pois impedem você de fazer algo que gostaria ou que fosse necessário.

Existe tratamento gratuito?

Além do sistema de saúde do governo, também existem profissionais que oferecem tratamentos gratuitos de forma voluntária, ou valor social (reduzido), também existem outras alternativas. A maioria dos casos leves/moderados podem ser resolvidos com exercícios de respiração, exercícios físicos e busca por autoconhecimento em livros, sites, e vídeos no YouTube.

Autoconhecimento é libertador e fará você ter a vida que você deseja ter.

Todos podem melhorar?

Sim, com certeza sim!

Por mais duro que poderá parecer, preciso dizer que cada pessoa tem seu tempo, e por isso, nem todo tratamento que deu certo para uma pessoa, dará certo para outra no mesmo momento.

E farei uma analogia aqui para ajudar você a entender melhor isso.

Por exemplo: Imagine que você tem uma conta de energia elétrica para pagar.

Quem dessas 04 opções é você?

  • 01 – Você paga a conta antes de vencer para não pagar multa.
  • 02 – Você paga a conta depois de vencer pois não quer que corte ou paga a conta.
  • 03 – Você paga a conta quando a conta já está muito tempo atrasada, já teve avisos de corte e está prestes a cortar?
  • 04 – Você dá um jeito de conseguir dinheiro, lembrar, enfim, e paga no mesmo dia do corte ou o mais rápido possível depois de ter cortado? Pense um pouco e responda, e siga a leitura em seguida.

Note que essas 04 opções, possuem o mesmo interesse, de não ficar sem energia elétrica, devido ao conforto que ela proporciona, banho quente, iluminação, geladeira, etc.

No entanto, muito embora o interesse fosse o mesmo, a urgência das quatro pessoas são muito diferentes.

Provavelmente as pessoas 01 serão mais tranquilas, as pessoas 02 serão levemente agitadas, e as pessoas 03 e 04, serão mais agitadas e bem provável que reclamem muito que não deu tempo de pagar antes, que alguém não ajudou, ou que a companhia de energia elétrica é uma X, Y, Z que só quer se aproveitar dos menores.

O exemplo acima é uma analogia para mostrar que além da urgência de cada pessoa ser diferente, o comprometimento e a responsabilidade por seus atos também mudam de uma pessoa para a outra, e isso, faz total diferença em sua vida, e claro, nos resultados que você tem, seja em sua qualidade de vida ou em suas conquistas.

Melhorar é um ato de responsabilidade sua, seja fazendo exercícios como tem vários gratuitos, na internet com, textos de blogs, áudio hipnose aqui do site, vídeos de youtube ou mesmo buscando ajuda profissional, tem opção para todos os gostos e ninguém é obrigado a nada, mas todos possuem a responsabilidade por estar onde estão;

Sintomas X Causa

Não existe uma receita de melhora fácil, como apenas reclamar no grupo de facebook, para amigos, etc. Isso não vai te ajudar, vai apenas te dar uma falsa sensação de alívio, mas logo surgirá a necessidade de reclamar novamente.

Esse alívio foi temporário. O mesmo processo de alívio temporário, acontece para quem busca medicamento milagroso.

Tudo que alivia o sintoma é apenas uma forma de mascarar o problema, e mais cedo ou mais tarde irá voltar. Por isso é importante tratar a causa do problema, como se diz, arrancar o mal pela raiz.

Qual terapia escolher?

Se você for optar por buscar ajuda profissional, busque seguindo essas orientações:

  • Confiança no método
  • Confiança no profissional
  • Acreditar que você poderá melhorar

Sem essas 3 coisas caminhando juntas, não existirá melhora, pois se você não confiar no método, no profissional e nem que você poderá melhorar.

Imagine seu grau de comprometimento com algo que você não confia ou não acredita;

Você não irá se comprometer verdadeiramente, não fará o que for necessário na intensidade necessária e consequentemente, não terá o resultado esperado, pois como não houve comprometimento, irá desistir ficar difícil ou quando o cansaço aparecer por exemplo.

Sem esse comprometimento a melhora não virá. A melhora foi passivamente esperada de fora, esperando alguém fazer algo por você. No entanto, a melhora só acontecerá, de dentro para fora, com compromisso e responsabilidade.

Qual o melhor método?

Psicologo, Psiquiatra, Terapia Holistica, Barras Access ou Hipnoterapia?

O melhor método, é aquele, que você por sua própria busca, entendeu que irá funcionar para você. A confiança é quem te dirá qual o melhor método.

O método que foi bom para uma pessoa, pode ser bom para você, se você confiar. Mas se para você, não fizer sentido um determinado método por qualquer razão, certamente, o mais indicado será outro método que você acredite mais, trará melhor resultado para você.

Qual o melhor profissional?

Após pesquisar e confiar num método, agora começará uma nova busca, dentro do método escolhido.

Qual o melhor profissional?

Assim como na escolha do método, a escolha do profissional também deve ser com base na confiança, usando os seus critérios.

  • Suas pesquisas
  • Depoimento lidos ou assistidos
  • Indicação de amigos
  • Conversando diretamente com o terapeuta

O melhor profissional, é aquele que você confia.

Neste momento, pode ter vindo um pensamento, o melhor profissional, é aquele que der o melhor resultado, e concordo com você.

No entanto, se você contrata um profissional, apenas com base nos resultados que ele mostrou de outras pessoas, mas, por qualquer motivo que seja, forma de se vestir, falar, apresentação do consultório, etc, você ficou com dúvida e a confiança ficou abalada, isso irá afetar seu tratamento.

A sua falta de confiança no profissional, fará com que você sabote o tratamento e, depois, sem resultados e com sentimento de frustração, você dirá que ele não era tão bom assim.

Por outro lado, se você se convenceu e confiou que um profissional é o melhor por X, Y, Z motivos, e você acreditando que ele é o melhor e você também acreditando no método, e acreditando que você ficará bem.

Você fará todos os exercícios na intensidade necessária, se dedicará e o resultado virá maravilhosamente bem.

Por isso aconselho fortemente, que você converse com vários terapeutas, aquele que você se sentir mais confortável e confiante, será o melhor para você.

Todo terapeuta é bom mesmo?

Como todas as profissões, existem profissionais dedicados e outros menos dedicados.

No entanto, se tratando de terapeutas, entendo e acredito que todos os profissionais que se tornaram terapeutas, possuem por um motivo em específico. Ajudar e transformar pessoas.

Por isso, tenho certeza que fará seu melhor, ele estudou para isso, é muito gratificante fazer a diferença na vida das pessoas. O cliente tem que estar comprometido e realmente querer mudar.

Puxe a responsabilidade para si, e tenha uma excelente transformação. Lembre-se, o terapeuta fará seu melhor, mas não fará nada sozinho, é um trabalho em conjunto com você.

Lembre-se: O beneficiado é você, tenha alto nível de comprometimento e responsabilidade.

Por que terapia é tão cara?

Assim como qualquer profissão, existe muito tempo dedicado e dinheiro investido.

E todos nós (clientes e profissionais) merecemos uma vida digna. É justo o valor cobrado, cada profissional sabe seu investimento de tempo e dinheiro. Um profissional dedicado: que pagou caro num curso conceituado, depois fez mais vários cursos, sempre se mantém atualizando, é natural que cobre um valor diferente do profissional simples que pagou barato num curso desconhecido e nunca mais se atualizou.

  • Com qual desses profissionais você quer se tratar?
  • Qual o valor de tratamento você quer pagar?
  • Suas escolhas estão sendo justas com a dedicação do terapeuta e com a melhora que você busca?
  • Quanto vale para você a melhora que você busca?

Aquela história de ajudar? É Mentira?

Já me deparei algumas vezes, com pessoas segurando um celular de R$ 5.000,00 na mão, me questionando:

  • Mas você vai cobrar para me ajudar?
  • Você não é terapeuta, não faz isso para ajudar?

Veja bem, o terapeuta ajuda muitas pessoas, independente de classe social, credo, sexo ou profissão, engenheiro, arquiteto, bancário, padeiro etc…

Para que todos possam ter uma vida melhor e fazer aquilo que gostam da melhor forma possível, para que eles também possam ajudar as pessoas.

O time de pessoas que fez o celular de 5mil, estudou e fez o celular, eles queriam te ajudar a se conectar com o mundo.

O time de engenheiro, arquiteto e pedreiro, eles estudaram e fizeram sua casa, eles queria te ajudar a ter uma casa, um lar.

A costureira estudou, ela queria te ajudar a ter uma roupa confortável e bonita.

O terapeuta estudou, pois queria te ajudar a ter uma vida equilibrada e feliz, para que você, também pudesse estudar e ajudar outras pessoas naquilo que você acredita que será bom para outras pessoas.

Alguns trabalham com produtos mais palpáveis e outros com serviços mais subjetivos, no entanto, todos nós, eu, você e todos os demais, somos necessários para esse mundo girar de forma harmoniosa, e todos nós merecemos receber pelo nosso trabalho.

De uma uma forma ou de outra, um ajuda o outro, alguns são reconhecidos mais, outros menos.

E isso é apenas uma questão de percepção.

  • Se você estiver com fome, perceberá quem a cozinheira é importante
  • Se você estiver com frio, a costureira será importante
  • Se você estiver necessitando de moradia, o construtor será importante.
  • Aquilo que é necessário para você, será valorizado. Todo o resto, nem tanto, pois estará fora de seu radar de urgência no momento, por isso, não será tão importante para você, e consequentemente não terá valor percebido.

Ajuda gratuita funciona?

Sim, com certeza funciona, normalmente o construtor que ajuda gratuitamente a construir uma casa, ele usa todo seu conhecimento da mesma forma de quando é pago.

O terapeuta que ajuda de forma gratuita, também usa o mesmo conhecimento e tem real interesse em ajudar.

Todos nós, queremos que as pessoas falem bem de nós, reconhecimento é uma necessidade humana.

É importante também salientar que existe uma outra questão importante do ser humano, a percepção e valorização.

Tendemos a valorizar aquilo que é mais caro, e nos comprometemos com aquilo que é mais difícil ou caro para conquistar.

Você valoriza mais algo que é gratuito? Ou valoriza mais quando você paga?

Quando você paga, valoriza mais quando é barato ou caro?

Existem muitos conteúdos gratuitos na internet e pessoas oferecendo ajuda em grupos de whatsapp e facebook, eu mesmo já ofereci várias vezes tratamento completo e gratuito em datas comemorativas, como uma forma de contribuição com a sociedade.

É incrível a diferença do comprometimento entre uma pessoa que paga e de uma pessoa que recebe o tratamento gratuito. Não tem como comparar, normalmente quem recebe gratuitamente não finaliza o tratamento, já as que pagam, sempre finalizam e possuem uma verdadeira transformação de antes e depois.

Para o tratamento gratuito funcionar, você tem que dar a mesma credibilidade que daria se estivesse pagando bem caro.

Quem recebe ajuda gratuita, nem sempre acredita que realmente será bom. Por não dar credibilidade, sem comprometimento e responsabilidade, não existe resultado.

Conclusão

Seja em tratamento gratuito ou pago, a confiança, comprometimento e responsabilidade, fará total diferença no seu tratamento.

A palavra cura, para qualquer área da saúde é expressamente proibida, pois cada pessoa é única, em qualquer área da saúde seja física, mental ou emocional, é crime a garantia de cura. Denuncie!

Como já foi mencionado no texto, o tratamento e resultado depende muito do comprometimento dos envolvidos (cliente e profissional).

Considerando também, que a ansiedade é um sistema de defesa de nosso sistema, a ansiedade não tem cura, mas tem tratamento para que ela não atrapalhe mais a sua vida.

Confie, todos querem você bem!

Resultado de tratamentos

Abaixou vou deixar alguns depoimentos de pessoas que foram tratadas por mim.

Morgana já havia tentado psicólogos, psiquiatras, atividades físicas e não acreditava em hipnose, mas estava comprometida com sua melhora.

A ansiedade é algo que está cada vez mais presente em qualquer ambiente, seja dentro de casa ou no meio profissional. Veja o depoimento do Fabiano sobre o tratamento com hipnoterapia.

O resultado aparece quando o comprometimento existe.
This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top