fbpx
skip to Main Content
47 9.8831-8174 contato@sidneidasilveira.com.br

Como funciona o processo de hipnoterapia?

Olá, aqui é o Sidnei, por você estar agora lendo este texto, vou assumir que existe algo que você quer resolver, talvez uma doença, um trauma, vício, hábito ruim, ou no mínimo, que você tem curiosidade sobre a hipnoterapia, e eu quero te ajudar independentemente de qual seja caso, trazendo informações realmente relevantes para você nesse texto.

Dentre as ferramentas que conheço, a hipnoterapia é a mais eficaz, também é a técnica com resultados mais rápidos que já vi.

Como não sei o quanto você conhece a respeito da hipnoterapia, vou trazer pequenas histórias, como o rapaz que tinha alergia a cachorro, a moça que queria emagrecer e não conseguia, também uma outra pessoa que tinha medo de falar em público.

Essas histórias, te ajudarão a conectar os pontos em comum entre os problemas, você entenderá melhor como sua mente funciona, e assim, quando você passar pelo processo de hipnoterapia, terá excelentes resultados independentemente de qual seja seu caso.

E começando pelo rapaz que tinha alergia a cachorro, observe nesta história, como nossa mente subconsciente é extremamente eficaz, quando o assunto é nos proteger.

Não sei se você sabe, mas a principal tarefa da nossa mente, é nos proteger. Por isso estamos vivos até hoje!

Alergia a cachorro

Certa vez, um cliente com alergia a cachorro, buscou ajuda com a hipnoterapia pois já tinha tentando todos os tipos de ajuda, e não havia conseguido solucionar o problema da alergia.

E durante o processo de hipnoterapia, o cliente acessou alguns pontos chaves de sua infância, e um deles, era que sua mãe, ia todo final de semana na casa da avó, lá não tinham brinquedos, não tinham crianças, inclusive era um apartamento pequeno que não tinha para onde correr, era entediante para a criança, passar o final de semana inteiro ali sem nada para fazer.

Num desses finais de semana, um inseto qualquer picou a criança, ela naturalmente coçou o pescoço e ficou vermelho, a mãe ficou preocupada com a situação, pois não viu o contexto, apenas o “vermelhidão”, então levou a criança para o médico.

Realizado todos os exames, e nada aparentemente que justificasse a alergia, o médico começou a fazer diversas perguntas, sobre comida, bebida, ambiente etc.

Até que num determinado momento, ele questionou sobre animais de estimação, e essa foi a única diferença, entre a casa da criança e a casa da avó.

Então o médico concluiu, é… você tem alergia a cachorro, o médico sendo uma autoridade, e a mãe querendo uma razão para o vermelho no pescoço, que nessa altura não existia mais, aceitou aquilo como verdade.

Virou para o filho e afirmou, é filho, você tem alergia a cachorro. Agora não poderemos mais ir na casa da vovó, pois lá tem cachorro. E a partir de agora, a vovó terá que nos visitar.

Momento gerador da alergia

Nesse momento, para a mente subconsciente daquela criança, ficou claro! Então, se eu tiver alergia a cachorro, não ficarei mais entediado o final de semana inteiro.

Com essa conclusão, o subconsciente encontrou a solução para proteger a criança do tédio.

Agora, com a vinda da vovó em minha casa, terei a visita da vovó que eu adoro, e também os meus brinquedos, terei assim, o melhor dos dois mundos.

Pronto, o subconsciente que tudo controla em nosso corpo, tratou de proteger a criança, criando uma alergia a cachorro.

O subconsciente poderia ter encontrado outras soluções, mas naquele contexto, essa fez sentido, e como resolveu o problema do tédio, então foi solução aceita. A programação foi criada. Ou seja, a alergia.

Isso não faz sentido conscientemente, mas o importe é a proteção! Anos depois, a criança se tornou um adulto, e essa programação, também não faz sentido,  no entanto, seguindo o velho raciocínio:

Em time que está ganhando, não se mexe, e somando com o fato de que mudar dá trabalho e também gasta muita energia, a criança cresceu, mas essa programação se manteve, dando continuidade na alergia que agora não era mais uma proteção, mas apenas um problema para a vida adulta.

Acredito que você já sabe que a hipnoterapia é eficaz para muitos problemas emocionais, incluindo doenças, hábitos, vícios e muitas outras situações.

E para que você tenha o resultado que busca na hipnoterapia, solucionando a questão que hoje está tirando a sua paz, preciso explicar algumas coisas importantes para você.

Como somos?

Por mais clichê que possa parecer, nós somos o resultado, de todos os nossos aprendizados e experiências ao longo da vida, e claro, que isso também incluem os padrões de sentimentos, comportamentos e pensamentos.

Inclusive, para nossa mente, tudo é rotulado como dor ou prazer, além disso, na cultura que vivemos, aprendemos muitas coisas com associação a punição (dor) ou recompensa (prazer), o que também influenciam nossos sentimentos, pensamentos e comportamentos.

Acredito que esse exemplo da alergia a cachorro que acabei de comentar, mostre a você de forma clara, que nem tudo é consciente. Na verdade, 95% de tudo que somos, vem do nosso subconsciente.

Programação mental ou Padrões

Todos esses aprendizados, sejam conscientes ou não, são o que chamamos de programação mental, ou se você preferir, podemos chamar simplesmente de padrões.

Todo e qualquer padrão que você possui, foram aprendidos em algum momento, como costumamos dizer, sempre existe a primeira vez para tudo nessa vida.

E essa primeira vez, também acontece com nossos padrões, seja os comportamentos, pensamentos ou emoções.

E é justamente essa primeira vez, a mais importante de todas. Foi nesse momento, que aprendemos a ser da forma que nós somos.

Uma situação que te causou uma experiência ruim por exemplo, você dificilmente irá desejar passar novamente.

Após aprendermos um padrão, seja bom ou ruim, vamos repetindo esse padrão ao longo da vida.

E quando repetimos um padrão que nos prejudica de alguma forma, chega um momento que não conseguimos mais controlar.

A nossa mente simplesmente extravasa, e acontece o que comumente chamamos de “a última gota d’agua”.

É justamente nesse momento, que o problema, ou a doença aparece.

Causa e sintoma

A doença por si só, é apenas o sintoma, já a causa da doença, a origem de todo problema, está na emoção que foi associada a doença, o vício, comportamento ruim ou qualquer outro problema que o subconsciente criou para te proteger.

Neste vídeo, não irei me aprofundar muito agora nessa questão de causa e sintoma.

Tenho um vídeo explicando isso em detalhes.

Deixarei o link aqui abaixo caso você tenha interesse. Sinceramente, eu aconselho fortemente que você assista, te dará uma outra visão sobre nossa vida.

Mas voltando a falar da origem de nossos problemas, de uma forma mais simplificada.

Em geral, os grandes responsáveis são pessoas que são autoridades para nós.

Normalmente as pessoas que mais amamos na infância, nossos pais, tutores, professores entre outras pessoas que são importantes para nós.

Dificuldade para emagrecer

Uma moça que queria emagrecer e não conseguia por exemplo, na infância ela não gostava muito de comer, e a mamãe preocupada com a saúde da criança tentava de tudo e nada fazia a criança comer.

Num determinado momento, ela usou a frase “come tudo para mamãe fica feliz”, a criança que era muito amada, abriu um sorrisão e comeu tudo, então, a mamãe repetidamente fez uso dessa frase, que para ela foi a salvação.

A criança cresceu, e a programação se manteve, na vida adulta começou a engordar, como ela que era vaidosa, tentou diversas dietas, e sempre ela se auto sabotava a todo momento.

Para o subconsciente, se ela não comesse tudo, a mamãe ficaria triste.

Versão de mundo e interpretação

Perceba que ninguém teve intensão de prejudicar agindo com maldade, em geral essas pessoas querem o nosso melhor, no entanto, nem sempre isso acontece.

Quando criança, não entendemos o que está acontecendo, como por exemplo, o verdadeiro significado ou mesmo o motivo de um não que recebemos.

Com toda a ingenuidade de uma criança para aquele momento, tiramos nossas próprias conclusões, e com essas interpretações de uma criança ingênua e inexperiente, vamos criando nossos traumas, sentimentos e aprendizados.

Ou seja, vamos criando a nossa versão de mundo, sobre tudo e sobre todos.

Cada momento que isso acontece, seja uma leve frustração ou um grande trauma. Independentemente o tamanho que seja, sempre gera uma emoção, e essa emoção ficará registrado em nossa memória subconsciente.

Ao longo da vida, vamos somando essas emoções, e como eu já comentei antes, chegará um momento, em que nossa mente não irá mais suportar, um desses momentos, será a última gota d’dagua.

Conectando fatos

Como o que aconteceu no exemplo da alergia a cachorro, a alergia, foi o resultado da interpretação para aquele contexto, uma solução válida para a mente subconsciente, a alergia não era um problema para a criança, mas a emoção relacionado ao tédio sim, ela não queria todo final de semana, ter emoção do tédio.

Quando a mente subconsciente se deparou com uma oportunidade de resolver o tédio, ela agarrou essa oportunidade criando a alergia.

Da mesma forma, a moça que mesmo satisfeita comendo pouco, se forçava a comer tudo, pois ela tinha a programação não deixar a mamãe triste.

A grande maioria dos problemas que encontramos atualmente, são resultados dessa somatização, o que chamamos de psicossomáticos.

Uma pessoa que tem medo de falar em público por exemplo, muitas vezes é resultado de um momento quando criança, onde ela, tentou falar ou fazer algo, e riram dela, ou brigaram com ela, gerando o sentimento da frustração.

A mente subconsciente, entendeu que exposição, é igual a frustração, então, vou proteger essa pessoa com ansiedade, medo de falar em público ou um outro sintoma que faça sentido de acordo com o contexto, o objetivo final, será impedir a pessoa a passar por situações, que possam gerar frustrações novamente.

Como mudar uma interpretação

Através da hipnose, acessaremos sua mente subconsciente, para reprogramar as emoções e a interpretação dos fatos que te incomodam.

A hipnose é a ferramenta da hipnoterapia, é ela que possibilita a terapia acontecer com tanta profundidade e eficácia.

Uma vez que você trata a origem do problema, dá ao fato uma nova interpretação e consequentemente uma emoção diferente da anterior, o problema desaparece.

É por isso que defendo tanto, que o importante é tratar a causa, e não apenas medicamentos que mascaram o sintoma. É a origem do problema que deve ser resolvido, para que o sintoma não volte aparecer.

Autorresponsabilidade

Também preciso te dizer, que a hipnose não se trata de uma pílula mágica. Não será o terapeuta que irá resolver o seu problema. O terapeuta irá te orientar e guiar para que você alcance o resultado desejado.

E você, ao assumir o controle de sobre o que você sente, pensa e faz. Irá se permitir a passar pelo processo, e acessar essas emoções que hoje atrapalham você, para então ressignificar as interpretações dos fatos, tratando assim, a causa do problema.

A transformação que você busca, acontecerá quando vontade de mudar for extremamente genuína. Ou seja, assumir o controle da sua vida, é uma escolha unicamente sua!

O que é hipnose?

Se trata de um processo totalmente consensual, eu irei conduzir o processo te dando instruções, você deve querer passar por isso, para obter o resultado desejado.

Para você entender melhor a hipnose, preciso te dizer que ela é um estado natural da sua mente, você está hipnotizado em vários momentos de seu dia, mesmo sem saber.

Vou te explicar melhor, a todo momento que você está focado em algo específico como por exemplo, lendo um livro, assistindo um filme ou mesmo, fazendo algo de forma automática, como dirigir, amarrar o cadarço ou escovar os dentes. Nestes momentos, você está em estado hipnótico.

Acesso a origem do problema

Certamente, de forma consciente, você não lembra de muita coisa que aconteceu com você na infância, e durante o processo de hipnoterapia, ao acessar sua mente subconsciente, talvez, você se depare com um momento traumático onde será necessário enfrentá-lo.

Se isso acontecer com você, é porque esse momento, é a origem do problema que você está querendo resolver hoje.

Você tem controle de sua vida?

Como te falei antes, o processo de hipnoterapia se trata de você assumir o controle. E para você entender melhor sobre “assumir o controle“, esse termo que costumamos falar, vou te fazer algumas perguntas.

Mas antes, quero te dar um exemplo, relacionado ao medo de falar em público, inclusive, vou abrir um parênteses aqui, em 2015 o Jornal Britânico Sunday Times realizou uma pesquisa, onde 41% dos entrevistados responderam ter mais medo de falar em público do que de problemas financeiros, doenças e até mesmo da morte. Este é um dos principais medos relatado no mundo inteiro.

Voltando a falar do exemplo que quero te dar, sobre assumir o controle.

Algumas pessoas dizem ter o controle da própria vida, e não percebem que são controladas por um problema em questão.

Imagine uma pessoa, que precisa falar com um grupo de pessoas, seja uma pequena reunião, ou uma grande palestra.

Quando o medo domina e faz a pessoa travar, ela talvez, não consiga falar uma só palavra, terá perdido a oportunidade de ser conhecida, de ganhar uma promoção no trabalho, de expressar sua ideia, e a sua imagem ficará prejudicada diante das outras pessoas.

Por outro lado, se a pessoa domina o medo, ela falará quando tiver oportunidade, levará sua ideia para as outras pessoas, terá o respeito e prestígio desse momento, as vezes, a sua vida poderá até mesmo mudar, por causa dessa oportunidade.

Para diferentes pessoas, os problemas são diferentes, para algumas, o problema pode ser uma doença, um vício, um comportamento ruim.

Nesse exemplo, o problema dessa pessoa, era o medo de falar em público, eu trouxe esse exemplo, pois ele mostra claramente, quem está no controle da vida de uma pessoa, o problema ou a pessoa.

Refelxão: Clareza do problema.

Hoje está buscando ajuda com a hipnoterapia, certamente porque tem um problema para ser resolvido, correto?

Eu quero te ajudar a resolver esse problema, também para te dar mais clareza, força e a convicção que você precisa, me permita fazer algumas perguntas que trarão a você algumas reflexões.

Então, eu gostaria de sua reflexão:

Todas as vezes que esse problema apareceu, e você deixou de aproveitar o momento ou uma oportunidade, quem estava assumindo o controle da sua vida neste momento?

Acredito que essa doença ou problema que você quer resolver hoje, é algo que te incomoda muito, correto?

Você seria capaz de enfrentar um trauma do passado, para resolver esse problema que te incomoda hoje?

Como será sua vida ao resolver esse problema, não mudará nada ou será uma verdade transformação para você?

O que você irá ganhar ao resolver esse problema?

Como você se sentirá depois que resolver?

É importante para você, ter o controle da sua vida, ser mais feliz, e ter uma vida onde esse problema não mandará mais em você?

É o seu momento de transformação?

Te faço essas perguntas, pois como uma balança, se a situação atual incomoda e está pesada, a ponto de você fazer qualquer coisa para resolver.

Você será capaz de enfrentar esse problema, e obter o controle da sua vida, e sempre que uma oportunidade aparecer, será você quem decide!

Por isso, é tão comum, pessoas relatarem que tiveram uma verdade transformação em sua vida.

Obviamente, elas continuaram sendo elas mesmas, ninguém muda de personalidade ou é literalmente transformado.

No entanto, quando você tem um problema te incomodando, e você faz o que for necessário para resolvê-lo, ao se deparar com essa nova realidade onde o problema não existe mais, você tem a sensação de ter tido sua vida transformada, quando compara com e sem o problema.

Processo de hipnoterapia

Agora que já expliquei a origem dos problemas, e a importância de você decidir mudar, quero explicar para você, como acontece o processo de hipnoterapia.

Em geral, trabalho com 3 sessões, sendo a primeira sessão, onde irei te explicar com mais profundidade como sua mente funciona, também irei tirar suas dúvidas e mitos sobre a hipnose.

Na segunda sessão, será a hipnoterapia propriamente dita, uma sessão um pouco mais longa do que o normal, geralmente entre 3 a 4 hora horas, por isso que ela é tão intensa e efetiva.

Através da hipnose, iremos acessar seu subconsciente, que é responsável por tudo em você, e iremos reprogramar para que o problema não volte acontecer.

A terceira sessão será o retorno, 30 dias após a hipnoterapia, em geral, vêm para um café, e contar como evoluíram após o processo.

Durante essa conversa, se eu entender que ainda existe alguma questão que precisa ser verificada, eu farei questão de dar uma sessão extra.

Em situações onde o cliente não tem disponibilidade de ir até o consultório, eu também trabalho com atendimento online.

Para o atendimento online, o processo possui um formato com mais sessões e com algumas ferramentas diferentes para que o resultado seja igualmente eficaz.

Tanto o atendimento online quanto o presencial, trazem excelentes resultados, a minha indicação para você, é escolher o processo que você se sente mais confortável.

Conclusão

É a sua entrega que fará que a diferença, darei o meu melhor para que você tenha a transformação que busca.

E lembre-se, na hipnose, ou qualquer outro processo terapêutico, é você quem está no controle, e somente você, poderá decidir mudar ou continuar como está.

Acredito que sabendo e entendendo essas informações que acabei de te passar, você já poderá passar pelo processo de hipnoterapia e ter excelentes resultados.

Qualquer dúvida que você tiver, estou a sua disposição.

Você pode perguntar aqui nos comentários, talvez a sua dúvida também seja a de outra pessoa, farei questão de responder todos os comentários.

Se preferir, aqui na descrição tem todos os meus contatos, será um prazer te ajudar e fazer parte da sua transformação.

Gostou dessas informações? Então, se você conhece alguém que gostaria se conhecer melhor, compartilhe com elas, tenho certeza de que elas irão te agradecer.

Deixarei abaixo o link para você entrar nos grupos de whatsapp e telegram, neles, posto vídeos e áudios de hipnose para você ter uma vida cada vez melhor.

Para entrar no Canal do Telegram clique aqui

Para entrar no grupo de WhatsApp clique aqui

Forte abraço, até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top