
A pesquisa científica realizada pelo Psicólogo Dr. Alfred A. Barrios PhD – Universidade da California, com diferentes tratamentos relacionados a psicoterapia sendo Psicanálise, Hipnoterapia e Terapia cognitivo-comportamental, abordagem da Psicologia moderna, após a análise com 1.832 pessoas, os resultados foram surpreendentes, principalmente comparando os índices de efetividade nos resultados, quanto ao tempo e sessões necessárias em cada procedimento.
Além dessa pesquisa também teve diversas outras obras e também é considerado um dos pioneiros ao se tratar da medicina que envolve o corpo-mente.
Seu trabalho referente a Hipnose foi nomeada a National Creative Talent Award.
Livros publicados:
- Towards Greater Freedom and Happiness (1978), ISBN 0-9601926-1-1
- The Stress Test (1983) – teve o 2o lugar no LA Times Best Seller List
- The Habit Buster (1987), ISBN 0-9601926-4-6
- Understanding Hypnosis: Theory, Scope and Potential (2009), ISBN 978-1-60692-709-0
Seu artigo científico “Hipnose como uma possível cura para o câncer” escrito em 1960, foi premiado pelo Cancer Federation Award quase 40 anos, em 1996.
Os números comparativos abaixo são extraídos do artigo científico “Hipnoterapia: uma reavaliação” de 1970, que foi publicado na American Health Magazine, periódico que:
- Em 1985 recebeu o General Excellence Award da American Society of Magazine Editors.
- Recebeu também por duas vezes o American Psychological Association National Media Awards.
- Também recebeu o prêmio Sidney Hillman Foundation.
Confira o resumo dos estudos conforme indicadores abaixo:
Psicanálise
38% de eficácia
Após 600 sessões.
Comportamental
72% de eficácia
Após 22 sessões.
Hipnoterapia
93% de eficácia
Após 6 sessões.
Resumo comparativo das psicoterapias
Constatou-se nos pacientes a recuperação total ou melhoras de muito significativa com a Hipnoterapia em 93%, enquanto a terapia cognitiva-comportamental teve 72% e a psicanálise de 38%.

Tempo necessário de tratamento para cada tipo de terapia
A hipnoterapia foi a terapia com resultados mais rápidos, com apenas um mês e meio, enquanto a terapia comportamental cerca de 6 meses e a psicanálise mais de 11 anos.

Quantidade média de sessões necessárias para o tratamento em cada terapia
Com apenas 6 sessões, a hipnoterapia foi a terapia com resultados mais rápidos, enquanto a terapia comportamental foram necessários mais de 20 e a psicanálise cerca de 600 sessões.
Atualmente com novos estudos na área da hipnoterapia, a OMNI Hypnosis Training Center International, maior instituição de ensino e formação de hipnoterapeutas do mundo, desenvolveu o protocolo OMNI, que aumentou a eficácia do tratamento e reduziu a quantidade necessária de sessões para até 3 sessões, sendo em muitos casos apenas 1 sessão.
