fbpx
skip to Main Content
47 9.8831-8174 contato@sidneidasilveira.com.br

A pesquisa científica realizada pelo Psicólogo Dr. Alfred A. Barrios PhD – Universidade da California, com diferentes tratamentos relacionados a psicoterapia sendo Psicanálise, Hipnoterapia e Terapia cognitivo-comportamental, abordagem da Psicologia moderna, após a análise com 1.832 pessoas, os resultados foram surpreendentes, principalmente comparando os índices de efetividade nos resultados, quanto ao tempo e sessões necessárias em cada procedimento.

Além dessa pesquisa também teve diversas outras obras e também é considerado um dos pioneiros ao se tratar da medicina que envolve o corpo-mente.

Seu trabalho referente a Hipnose foi nomeada a National Creative Talent Award.

Livros publicados:

  • Towards Greater Freedom and Happiness (1978), ISBN 0-9601926-1-1
  • The Stress Test (1983) – teve o 2o lugar no LA Times Best Seller List
  • The Habit Buster (1987), ISBN 0-9601926-4-6
  • Understanding Hypnosis: Theory, Scope and Potential (2009), ISBN 978-1-60692-709-0

Seu artigo científico “Hipnose como uma possível cura para o câncer” escrito em 1960, foi premiado pelo Cancer Federation Award quase 40 anos, em 1996.

Os números comparativos abaixo são extraídos do artigo científico “Hipnoterapia: uma reavaliação” de 1970, que foi publicado na American Health Magazine, periódico que:

  • Em 1985 recebeu o General Excellence Award da American Society of Magazine Editors.
  • Recebeu também por duas vezes o American Psychological Association National Media Awards.
  • Também recebeu o prêmio Sidney Hillman Foundation.

Confira o resumo dos estudos conforme indicadores abaixo:

Psicanálise

38% de eficácia
Após 600 sessões.

Comportamental

72% de eficácia
Após
22 sessões.

Hipnoterapia

93% de eficácia
Após 6 sessões.

Resumo comparativo das psicoterapias

Constatou-se nos pacientes a recuperação total ou melhoras de muito significativa com a Hipnoterapia em 93%, enquanto a terapia cognitiva-comportamental teve 72% e a psicanálise de 38%.

Tempo necessário de tratamento para cada tipo de terapia

A hipnoterapia foi a terapia com resultados mais rápidos, com apenas um mês e meio, enquanto a terapia comportamental cerca de 6 meses e a psicanálise mais de 11 anos.

Quantidade média de sessões necessárias para o tratamento em cada terapia

Com apenas 6 sessões, a hipnoterapia foi a terapia com resultados mais rápidos, enquanto a terapia comportamental foram necessários mais de 20 e a psicanálise cerca de 600 sessões.

Atualmente com novos estudos na área da hipnoterapia, a OMNI Hypnosis Training Center International, maior instituição de ensino e formação de hipnoterapeutas do mundo, desenvolveu o protocolo OMNI, que aumentou a eficácia do tratamento e reduziu a quantidade necessária de sessões para até 3 sessões, sendo em muitos casos apenas 1 sessão.

Leia o artigo científico na íntegra (em inglês) acessando o link: http://www.stresscards.com/hypnotherapy_reappraisal.php

Back To Top